Visão multidisciplinar e prática sobre o enfrentamento da violência. Desenvolvido por equipe interdisciplinar, aborda conceitos, teorias, leis, metodologias e recursos essenciais. Dividido em trilhas de saúde, assistência social e justiça, utiliza personagens fictícios e inclui material didático, questionários, estudos de caso e discussões.
Este módulo aborda a assistência a pessoas em situação de violência, focando em diferentes grupos e metodologias. Explora o papel do SUS na intervenção contra a violência, destacando a importância de reconhecer a criança como sujeito de direitos e a necessidade de uma escuta apropriada e intervenções sociais e jurídicas. Utiliza recursos lúdicos para o atendimento de mulheres, crianças e adolescentes, promovendo um ambiente seguro e acolhedor, autoestima e estratégias de enfrentamento.
O módulo aborda a organização do SUAS, destacando a Proteção Social Básica e Especial, e o atendimento a mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência no CREAS. Enfatiza a importância de contextualizar os indivíduos em seus ambientes familiares e sociais, e o uso de recursos lúdicos para facilitar a expressão e a identificação de sinais de violência.
Módulo IV – Investigação e Responsabilização de Crimes
A investigação de crimes contra crianças e adolescentes utiliza provas testemunhais, periciais e depoimentos especiais, com foco em evitar a revitimização. A Lei Maria da Penha protege mulheres contra violência doméstica com medidas protetivas como afastamento do agressor e monitoramento eletrônico. O trabalho psicossocial na justiça é crucial para garantir provas adequadas e apoiar as vítimas, utilizando perguntas abertas para minimizar a sugestionabilidade e promover um ambiente de acolhimento e proteção.